Cultura | O Sorriso Amarelo de Uma Criança Negra.

  Era uma criança normal, sabia, mas por que lhe tratavam diferente, não entendia. Olhavam para ela de um modo estranho, como se não fosse daquele mundo, mesmo os que lhe sorriam, o sorriso era falso, os afagos desapegados e a atenção sem meiguice. Possuía sonhos, como todo mundo e todo mundo ria quando contava seus planos. E tudo que queria é que o mundo fosse igual, onde houvesse harmonia, crianças pudessem sonhar, correr e brincar como crianças faziam. O tempo passava e assim percebia que quanto mais sonhava, menos o mundo mudava porque este sonho era só seu, as pessoas não queriam. Quando foi lhe chegando a maturidade acabou por entender que não se muda um coletivo sem que se mude o individual e quanto mais entendia isso, mais seu sonho lhe perseguia. Já não era sonho, mas um martírio. 

  A criança, assim como todas elas, negras, brancas ou amarelas, cresceu.  Não conseguiu mudar o mundo, mas não desistiu de sonhar. Já não lhe importava quem a tratava com indiferença, se o afeto era verdadeiro ou o afago era falso.  Continuava firme em sua comunidade, agora sim como professor, pois o menino enfim se formou e passou a trabalhar no meio do seu próprio povo. Não ensinava algo novo, apenas os fazia sonhar e não desistir dos seus sonhos. Eram crianças normais, eles sabiam, mas por que lhes tratavam diferente, não entendia, mas o mestre ensinou.

   Ele ensinou que sonhara a vida inteira, igual a eles e como eles continuava a sonhar. Jamais desistira do sonho de ver um mundo melhor, igual para todos. Neste dia, já não mais dava aula, sentou e limpou a lágrima que lhe escorria, de frente para seus alunos, confessou a enorme alegria de ter descoberto que não sonhava sozinho.  A descoberta revelou novos caminhos e a esperança lhe visitou. Disse então para eles: - O mundo não se muda com sonhos, mas sim com amor. Precisamos amar e ensinar como fazê-lo.

  Naquela manhã, sorrisos se misturaram e ali nascera a expressão de afeto que todos buscavam.  Juntas, crianças brancas e negras se abraçaram e prometeram sonhar sonhos iguais e se naquele momento o mundo que não mudara ainda estava ali, no amanhã ele não estaria mais. Haveria um novo mundo em seu lugar e até os sonhos mudariam. Crianças e adultos se juntariam para repartir o mesmo sonho; o de um mundo melhor onde haja mais igualdade e menos preconceito.
    
Texto do Escritor e Autor Tony Casanova. Todos os Direitos Reservados e garantidos pelas Leis Nacionais e Internacionais de Proteção aos Direitos de Propriedade Intelectual. Proibida a cópia, colagem, reprodução ou divulgação de qualquer natureza, do todo ou parte dele, independente dos meios ou fins. A violação destes Direitos constitui-se crime e está passiva das punições legais cabíveis. 

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Culture | The Yellow Smile of a Black Child.

   He was a normal child, he knew, but why they treated him differently, he did not understand. They looked at her strangely, as if she were not from that world, even those who smiled at her, the smile was false, the caresses detached, the attention unkind. I had dreams, like everyone else and everybody laughed when I told them their plans. And all I wanted was for the world to be the same, where there was harmony, children could dream, run and play as children did. Time passed and he realized that the more he dreamed, the less the world changed because this dream was his own, people did not want to. When he reached maturity, he finally understood that he did not change a collective without changing the individual and the more he understood it, the more his dream pursued him. It was no longer a dream, but a martyrdom.

  The child, like all of them, black, white or yellow, grew. He could not change the world, but he did not give up dreaming. It no longer mattered to her who treated her indifferently, whether the affection was true or the caress was false. He remained firm in his community, now as a teacher, for the boy at last graduated and went to work in the midst of his own people. He did not teach anything new, just made them dream and not give up on their dreams. They were normal children, they knew, but why they treated them differently, did not understand, but the master taught.

   He taught that he had dreamed his whole life, just like them and how they continued to dream. He had never given up on his dream of seeing a better world, the same for everyone. On this day, he was no longer teaching, sat down and wiped away the tear that flowed from him, facing his students, confessed the great joy of having discovered that he did not dream alone. The discovery revealed new paths and hope visited him. He then said to them, "The world does not move with dreams, but with love. We need to love and teach how to do it.

  That morning, smiles mingled and there was born the look of affection that everyone was looking for. Together, white and black children embraced and promised to dream dreams of the same, and if at that moment the world that had not changed was still there, tomorrow it would not be. There would be a new world in its place and even dreams would change. Children and adults would come together to share the same dream; A better world where there is more equality and less prejudice.
    
Writer Text and Author Tony Casanova. All Rights Reserved and guaranteed by the National and International Laws for the Protection of Intellectual Property Rights. No part of it may be copied, collated, reproduced or disseminated, regardless of its means or purpose. The violation of these Rights constitutes a crime and is passive of the applicable legal punishments.

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    Cultura |  Lo Sonriso Amarillo de Uno Niño Negro.

   Era un niño normal, ya sabes, pero que lo trató de manera diferente, no entendía. La miraban de una manera extraña, como si fuera ese mundo, incluso a los que se fueron sonriendo, la sonrisa era falsa, los mimos no fijadas y la atención sin dulzura. Tenía sueños como todo el mundo y todo el mundo se rió cuando se le dijo sus planes. Y todo lo que quería es que el mundo era igual, donde no había armonía, los niños pueden soñar, correr y jugar como lo hicieron los niños. Pasó el tiempo y así se dio cuenta de que cuanto más soñé, pero el mundo ha cambiado, porque este sueño fue sólo su gente no quieren. Cuando estaba llegando a su madurez, finalmente, entender que no se cambia un colectivo sin cambiar el individuo y más comprendía que, más que su sueño que lo persigue. No era un sueño, pero un martirio.

  El niño, como todos ellos, negro, blanco o amarillo, color de rosa. No podía cambiar el mundo, pero no renunciar a los sueños. Ya no me importaba que la trataba con indiferencia, si el afecto era verdad o mimos era falsa. Se mantuvo firme en su comunidad, ahora como un maestro para el chico finalmente se graduó y se fue a trabajar en medio de su propio pueblo. No enseñar nada nuevo, sólo hizo que el sueño y no renuncian a sus sueños. Eran niños normales, sabían, pero los trataron de manera diferente, no entendía, pero el maestro enseña.

 El enseñó que soñó toda su vida, al igual que ellos y cómo se continuó soñando. Nunca renunciado al sueño de ver un mundo mejor, igual para todos. En este día, ya fue ya la enseñanza de que no, se sentó y se limpió la lágrima de ella, frente a sus estudiantes confesaron la gran alegría de haber descubierto que no soñaba solo. El descubrimiento revela nuevas vías y la esperanza que ha visitado. Y les dije: - El mundo no cambia con los sueños, pero con amor. Necesitamos amar y enseñar cómo hacerlo.

  Esa mañana, sonrisas se mezclaron y allí nació la expresión de afecto que todo el mundo buscaba. Juntos, los niños blancos y negros abrazaron y se comprometió a los mismos sueños y en ese momento el mundo no había cambiado todavía estaba allí, porque mañana no sería. Habría un nuevo mundo en su lugar e incluso sueños iba a cambiar. Los niños y los adultos se reúnen para compartir el mismo sueño; a un mundo mejor donde hay más igualdad y menos prejuicios.
    
Escritor de texto y el autor, Tony Casanova. Todos los derechos reservados y garantizados por leyes nacionales y Protección Internacional de los Derechos de Propiedad Intelectual. La copia, el collage, reproducción o divulgación de cualquier tipo, de todos o parte de ella, independientemente de los medios o extremos. La violación de estos derechos constituye un delito y es pasiva de las sanciones legales aplicables.

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