Cultura | Acordeon | Tradição do Nordeste

O Acordeon nas Tradições Nordestinas.      
Tony Casanova

           


Todo artista tem seus sonhos e estes sonhos fazem parte da sua arte. Ter um público e ver seu trabalho reconhecido, sendo exibido para milhares de pessoas é um dos sonhos de todo artista. Não é o sucesso, nem a fama que atraem o artista, mas saber que está produzindo algo bom e bem feito, algo que leva alguma mensagem ás pessoas. Compor é tirar da alma a música adormecida, fazê-la viva, alimentando sonhos e rebuscando memórias nas pessoas. Entre os instrumentos musicais que mais aprecio ouvir está o acordeon, um parente muito próximo dos foles e das sanfonas, parte integrante das tradições culturais nordestinas e que embala os forrós nos rincões do Brasil. Aliado do triângulo e da zabumba, o acordeon produz um som harmônico e delicado que encanta até as audições mais exigentes.

O Nordeste brasileiro é um vasto celeiro de tradições culturais e estas tradições se mantém principalmente na música. O Folclore é uma das suas maiores riquezas e o instrumento mais conhecido entre o povo nordestino é sem dúvida o acordeon e a sanfona. É no mês de Junho que estas manifestações folclóricas irão entrar em cena e o acordeon irá brilhar com seus sanfoneiros nos palcos brasileiros. Como parte dos festejos estão as comidas típicas da região como o milho verde, o amendoim, a batata doce, a mandioca. Pratos como milho assado, cozido, cuscuz, pamonhas, canjicas que são derivados do milho, o amendoim que se consome cozido ou torrado, a batata doce também assada ou cozida.



O cantor Luiz Gonzaga, autêntico nordestino e conhecido no Brasil como o Rei do Baião, eternizou definitivamente a figura do fole e da sanfona no Nordeste brasileiro. Muito antes das variações sofridas pelo forró no Brasil, Luiz Gonzaga que fazia um forró de raiz, chamado pé-de-serra, colocava a sua sanfona branca como instrumento principal e de tanto carinho por ela, o cantor Benito di Paula compôs uma música em homenagem a ele que logo tornou-se sucesso intitulada "Sanfona Branca". 

Enraizados na própria história do povo nordestino, o fole, a sanfona e o acordeon construíram capítulos importantes na memória cultural, abriram oportunidades para músicos antes desconhecidos e originou grandes composições que já fazem parte do cancioneiro nacional. Minha tia, a já falecida pianista Nair Porto, pertencente ao Conservatório de Música de Sergipe, também tocava acordeon entre todos os instrumentos que tocava. E não é de se admirar que quando se fala em sanfona, o primeiro nome que vem a lembrança é de Luiz Gonzaga.

Outros nomes ligados a estes instrumentos também brilharam nos palcos do Brasil, entre eles o Sivuca, o Dominguinhos, o Caçulinha, Anastácia, entre tantos outros nomes. Desligar as tradições culturais do Nordeste da influência dos foles, das sanfonas e dos acordeons é impossível! Foram estes instrumentos que conduziram e conduzem até hoje os forrós brasileiros, levando a música e a alegria para o povo, sempre com canções de letras simples, mas que contam a história deste povo tão sofrido, mas aguerrido e vitorioso. 

Texto do Escritor e Autor Tony Casanova. Todos os Direitos Reservados e garantidos pelas Leis Nacionais e Internacionais de Proteção aos Direitos de Propriedade Intelectual. Proibida a cópia, colagem, reprodução ou divulgação de qualquer natureza, do todo ou parte dele, independente dos meios ou fins. A violação destes Direitos constitui-se crime e está passiva das punições legais cabíveis. 

Saiba mais do autor NESTE LINK

..........................................................................................................................................

Pure Culture | Accordion | Tradition of the Northeast.


The Accordion in Northeastern Traditions.

Every artist has their dreams and these dreams are part of their art. Having an audience and seeing their work recognized, being exhibited to thousands of people is one of every artist's dreams. It is not the success, not the fame that attracts the artist, but to know that it is producing something good and well done, something that brings some message to the people. To compose is to take away the sleeping music from the soul, to make it alive, to feed dreams and to search for memories in people. Among the musical instruments that I most appreciate to hear is the accordion, a close relative of bellows and concertina, an integral part of the Northeastern cultural traditions and that packs forrós in the corners of Brazil. Ally of the triangle and zabumba, the accordion produces a harmonic and delicate sound that charms even the most demanding auditions.


The Brazilian Northeast is a vast barn of cultural traditions and these traditions remain mainly in music. Folklore is one of its greatest riches and the instrument most known among the Northeastern people is undoubtedly the accordion and accordion. It is in the month of June that these folkloric manifestations will enter the scene and the accordion will shine with its accordionists on Brazilian stages. As part of the festivities are typical foods of the region such as green corn, peanuts, sweet potatoes, cassava. Dishes such as roasted corn, baked, couscous, pamonhas, canjicas that are derived from corn, peanuts that are cooked or roasted, sweet potatoes also roasted or cooked.


The singer Luiz Gonzaga, authentic northeastern Brazilian and known in Brazil as the King of Baião, definitively eternalized the figure of the bellows and accordion in the Brazilian Northeast. Long before the forró variations in Brazil, Luiz Gonzaga who made a root forró, called foot-of-saw, placed his white accordion as main instrument and of so much affection for her, the singer Benito di Paula composed a song in Tribute to him that soon became success entitled "White Sanfona".

Rooted in the history of the Northeastern people, the bellows, accordion and accordion have built important chapters in cultural memory, opened up opportunities for previously unknown musicians and originated great compositions that are already part of the national songbook. My aunt, the late pianist Nair Porto, from the Conservatory of Music of Sergipe, also played accordion among all the instruments she played. And it is not surprising that when one speaks of an accordion, the first name that comes to mind is Luiz Gonzaga.

Other names linked to these instruments also shone on the stages of Brazil, among them Sivuca, Dominguinhos, Caçulinha, Anastácia, among many other names. Turning off the cultural traditions of the Northeast from the influence of bellows, accordions and acordeons is impossible! It was these instruments that led and led the brazilian forrós to this day, bringing music and joy to the people, always with songs of simple lyrics, but that tell the story of this people so much suffering, but brave and victorious.


Writer Text and Author Tony Casanova. All Rights Reserved and guaranteed by the National and International Laws for the Protection of Intellectual Property Rights. No part of it may be copied, collated, reproduced or disseminated, regardless of its means or purpose. The violation of these Rights constitutes a crime and is passive of the applicable legal punishments.

Learn more about the author IN THIS LINK

.................................................. .................................................. ......................................


Pura Cultura | acordeón | La tradición del Nordeste.

El acordeón en las tradiciones del noreste.

Cada artista tiene sus sueños y estos sueños son parte de su arte. Tener una audiencia y ver reconocido su trabajo, siendo mostrado a miles de personas es un sueño de cada artista. No es el éxito o la fama que atraen el artista, sino saber que está produciendo algo bueno y bien hecho, algo que lleva un mensaje a la gente. Composición está tomando la música dormida alma, darle vida, alimentando sueños y recuerdos hurgando en las personas. Entre los instrumentos de música que me gusta escuchar el acordeón es un muy cerca de fuelle y fuelles relativa, que forma parte de las tradiciones culturales del noreste y sosteniendo los Forros en los rincones de Brasil. Allied triángulo y bombo, el acordeón produce un sonido suave y delicado que deleita incluso las audiciones más exigentes.



El noreste de Brasil es un gran almacén de las tradiciones culturales y estas tradiciones se mantienen principalmente en la música. El folklore es uno de sus mayores activos y el instrumento más conocido entre las personas del noreste es, sin duda, el acordeón y la concertina. Es en junio que estos folclórica intervendrán y el acordeón a brillar con sus jugadores de acordeón en el escenario brasileño. Como parte de las festividades son la comida típica como el maíz, maní, batata, mandioca. Platos como maíz tostado, cocinado, cuscús, tamales, canjicas que se derivan de maíz, de cacahuete se consume al horno o asado, patata dulce también al horno o hervida.


El cantante Luiz Gonzaga, auténtico noreste y conocido en Brasil como el rey de Baiao, sin duda inmortalizó la figura del fuelle y fuelles en el noreste de Brasil. Mucho antes de que las variaciones que ocurren en el forró en Brasil, Luiz Gonzaga, que era un forró raíz, llamado pies de la sierra, puso su acordeón blanco como el instrumento principal y tanto afecto por ella, la cantante Benito di Paula escribió una canción homenaje a él, que pronto se convirtió en un éxito titulado "acordeón blanca".

Enraizada en la historia del pueblo del noreste, el fuelle, la concertina y acordeón incorporado capítulos importantes en la memoria cultural, abierto oportunidades para los músicos hasta ahora desconocidas y dio grandes composiciones que ya forman parte del cancionero nacional. Mi tía, ya fallecido pianista Nair Porto, perteneciente al Conservatorio de Música de Sergipe, también tocaba el acordeón entre todos los instrumentos tocados. Y no es de extrañar que cuando se trata de acordeón, el primer nombre que viene a la memoria es de Luiz Gonzaga.

Otros nombres vinculados a estos instrumentos también brillaron en el escenario en Brasil, incluyendo la Sivuca Dominguinhos, el pequeño, Anastasia, entre muchos otros nombres. Off tradiciones culturales noreste de la influencia de los fuelles, los acordeones y acordeones es imposible! Estos fueron los instrumentos que condujeron y conducen hoy forró brasileño, que toman la música y la alegría a la gente, siempre con canciones de letras sencillas, pero que cuentan la historia de este pueblo tan sufrido, pero aguerrido y victorioso.

Escritor de texto y autor Tony Casanova. Todos los derechos reservados y garantizados por leyes nacionales y Protección Internacional de los Derechos de Propiedad Intelectual. La copia, el collage, la reproducción o divulgación de cualquier tipo, de todos o parte de ella, independientemente de los medios o extremos. La violación de estos derechos constituye un delito y es pasivo las sanciones legales aplicables.

Más información este autor ENLACE



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixou um comentário? Amei! Vou verificar e liberar já para você. Obrigado. Abração.