Debate | Sobre o Reconhecimento da Profissão Blogueiro.

  Há algumas semanas o Youtuber Marcos Lemos, do Ferramentas Blogger levantou uma questão a respeito do reconhecimento da profissão do blogueiro e obviamente as opiniões foram variadas entre os participantes. Assista AQUI o vídeo com as explicações do Marcos Lemos (Ferramentas Blogger) Logicamente muitos questionaram o fato de uma regulamentação sofrer os impactos comuns de toda profissão regulamentada como a criação de sindicatos que ditariam regras ao blogger, a possível criação de um conselho de classe , o recolhimento de taxas e obrigações onerando os produtores de conteúdo. Pelo que pude entender na colocação do Marcos, o que ele pretende, aliás o que foi usado como tema no seu vídeo, foi o reconhecimento da profissão e segundo ele, isto em nada afetaria a autonomia dos blogueiros, mas em se tratando de Brasil e com as políticas praticadas no País, não há nenhuma garantia de que o reconhecimento não levasse á regulamentação e este á criação de taxas e encargos.
  Como não poderia deixar de ser, o assunto é polêmico e já começou a causar entre aqueles que acessaram o vídeo.  Chegou-se a questionar qual a real necessidade deste reconhecimento e pelo que pude apurar nos comentários, a preocupação é mesmo mexer naquilo que está quieto. Fato inegável é que os blogueiros e Youtubers  hoje representam a produção de conteúdos na internet, não só no Brasil, mas no mundo inteiro e como eles gozam de plena liberdade de escrita pautados na Liberdade de Expressão, é realmente muito complicado colocar os dedos do Governo para monitorar o que fazem, o que implicaria em sanções que de fato não agradariam a eles.
  Mas polêmicas á parte, eu gostaria muito de saber sua opinião e para isso colocarei na lateral do blog uma enquete onde você votará contra ou a favor. Aqueles que se posicionarem á favor e quiserem participar da Petição reconhecendo a profissão de blogueiro, eu deixarei o link da petição logo abaixo:


   Não resta dúvida que o reconhecimento traria algumas vantagens para os produtores de conteúdo, mas é bom sabermos que nem tudo é vantagem e com o Governo que temos não se pode vacilar, portanto pense direitinho e analise todas os prós e contras antes de manifestar-se, afinal a prudência sempre foi uma boa aliada das decisões.  Para esclarecer a todos, uma coisa é o reconhecimento e outra é a regulamentação, esta última obviamente é um passo posterior e mais um sonho que uma realidade, mas em tempos que os políticos vivem se sentindo ameaçados por algumas postagens, vale pensar que isto pode acelerar o processo e dar ao Governo meios de "censurar" legalmente os conteúdos a serem publicados com base em alguma lei que se acrescente á regulamentação.
   Mesmo que se consiga apenas o reconhecimento isto traria algum poder sobre os conteúdos e provavelmente algum tipo de taxas ou obrigação sindical, ou seja, tudo que os blogueiros não querem, afinal quem vive de recolher os parcos ganhos que recebe fica impossibilitado de reparti-lo  com instituições de classe como sindicatos e conselhos. Centralizar é a meta política, assim fica fácil corromper que represente o todo sem que todos vejam o que de fato acontece ou foi negociado, desta forma, pelo quadro político que se apresenta, mexer em qualquer medida que nos aproxime do Governo não é algo que se vá aceitar sem resistência. Mas fica aqui o chamado ao debate onde você poderá votar contra ou a favor na enquete disposta na lateral do blog. Forte abraço a todos.

  Tony Casanova é Escritor e Autor brasileiro, Blogger e administrador do Projeto Roda Cultural.
....................................................................................................................................................